Páginas

9.3.11

Mundo em mudança

Mudanças lá fora devem acelerar as mudanças no Brasil em benefício da classe trabalhadora


DIA NÃO-ÚTIL É DIA DE NÃO-TRABALHO!

Hoje é terça-feira de feriado de carnaval. É FERIADO!

O shopping center estava lotado. Existem três shoppings ao redor de minha casa.

Quero falar de algo que me incomoda muito como sindicalista e que parece que não chama mais a atenção de meus pares e dos trabalhadores: O TRABALHO EM FINAL DE SEMANA E FERIADO.

Podem me considerar antiquado e inadaptado à “modernidade”, mas eu tenho que dizer que TRABALHAR EM DIA NÃO-ÚTIL NÃO É NORMAL!

Até compreendo que alguns serviços essenciais como segurança, saúde e transporte devem ter plantões. A violência não escolhe hora, problemas de saúde também não. E para qualquer coisa que façamos precisamos de transporte público.

Eu diria até que seria razoável haver serviços de LAZER E CULTURA em dias não-úteis, justamente para que A CLASSE TRABALHADORA PUDESSE TER ACESSO A ESTE DIREITO HUMANO, pois só o patronato é que sempre usufruiu sozinho deste direito.

Óbvio que a remuneração desses serviços em dias não-úteis deve ser qualificada. No mínimo, deve-se receber o dobro por isso.


CONSUMIR COISAS É ALGO ESSENCIAL?

Então, como disse antes, uma coisa é termos plantões para serviços realmente essenciais para as pessoas.

Outra coisa, que é uma degeneração da modernidade exigida pelo patronato, é explorar a mão de obra até em dias não-úteis para vender porcarias e mercadorias que mais fazem o mundo caminhar para o colapso total.


MUDANÇAS LÁ FORA DEVEM ACELERAR MUDANÇAS AQUI DENTRO

Não é porque estamos no Brasil, uma espécie de “ilha utópica do capitalismo”, onde o PIB cresce, o emprego formal cresce, as fortunas dos rentistas crescem e a população muda de uma classe à outra pela renda do trabalho, e isso enquanto o mundo capitalista se esfarela, não é por isso que temos que aceitar todas as imposições do patronato nacional e mundial.

Povos árabes em diversos países do oriente dizem “BASTA!” aos regimes ditatoriais dóceis ao capitalismo do “primeiro mundo”.

Povos da América do Sul têm dito na última década “BASTA!” aos regimes de direita dóceis ao capitalismo do mesmo primeiro mundo.

As mulheres dizem “BASTA!” e seguem na sua árdua luta pela igualdade de gênero, cientes de que houve avanços, mas que ainda falta muito para se conquistar.

Minorias em todos os lugares dizem “BASTA” aos dominadores de plantão, como os povos originários da Bolívia, Equador e outros mais, e seguem na luta para estabelecer governos que tenham compromisso com suas necessidades e direitos históricos.


BRASIL PÓS-LULA

Lá fora parece haver uma onda de tomada de consciência dos trabalhadores e das pessoas subjugadas de que não dá mais para aceitar alguns capitalistas e ditadores (ás vezes, as duas coisas) ferrarem os seus mundos - e o resto do mundo.

Vemos nesse início de década um levante mundial de povos, adormecidos por longo tempo, irem para as ruas dispostos a mudar alguma coisa.

Já que lá fora estão nessa fase em ebulição, aqui no Brasil - que buscou mudanças de status quo desde a eleição de Lula da Silva - nós temos que exigir mais distribuição de renda, MAIS COISA PÚBLICA À CUSTA DO PATRIMÔNIO DA MINORIA CAPITALISTA, MAIS NORMA LEGAL EM PROL DOS TRABALHADORES.

É fundamental que a tomada de consciência dos trabalhadores brasileiros traga um pouco mais de acirramento no embate com o capital. Temos que forçar este novo governo de Dilma Rousseff para a aceleração da distribuição de renda, e não o contrário.

É urgente a REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO FORMAL.

É urgente a APROVAÇÃO DA RESOLUÇÃO 158 DA OIT CONTRA DEMISSÃO IMOTIVADA.

É urgente a REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS OFICIAL, QUE SÓ ALIMENTA OS RENTISTAS E DIMINUI A DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA.

É urgente o FIM DA PERMISSÃO À TERCEIRIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO.

É urgente FINANCIAR O CRESCIMENTO DO PAÍS E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA TRIBUTANDO RENDA, PROPRIEDADES E FORTUNAS E NÃO A PRODUÇÃO E O CONSUMO, OU SEJA, UMA REFORMA TRIBUTÁRIA QUE INVERTA A LÓGICA DO SISTEMA REGRESSIVO INSTALADO NO BRASIL EM FAVOR DA ELITE.


PAPEL DOS SINDICATOS CUTISTAS

Independentemente dos partidos políticos existentes no país e à possível filiação a eles de dirigentes sindicais em mandatos, cabe aos sindicatos – ao menos os que seguem a linha da Central Única dos Trabalhadores – o papel de ORGANIZAR OS TRABALHADORES, TRANSFORMAR EM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DO DIA A DIA DAS CATEGORIAS REPRESENTADAS, MOBILIZÁ-LAS E BUSCAR MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA SEUS REPRESENTADOS.


Ao sindicato cabe o papel de negociar as questões do mundo do trabalho

Mesmo não descuidando dos OBJETIVOS HISTÓRICOS DA CLASSE TRABALHADORA – UMA SOCIEDADE SOCIALISTA E DEMOCRÁTICA, o sindicato não pode descuidar nunca dos OBJETIVOS IMEDIATOS DA CLASSE TRABALHADORA – UMA VIDA REPLETA NO PRESENTE AO TRABALHADOR E AOS SEUS AGREGADOS.

3 comentários:

Irinaldo Barros disse...

Olha, eu acredito que nos essenciais deva ser incluído também os restaurantes e lanchonetes, pois como sou pertencente a "classe trabalhadora" acho que tenho o direito de comer em um restaurante (seja ele bom ou não) e permitir que meu final de semana seja mais agradável com minha família da "classe trabalhadora".

William Mendes disse...

Tá certo, companheiro! A ideia geral é a mesma, pois eu entendo que sair com a família para comer fora é lazer. Abraços, William

Irinaldo Barros disse...

Acho mais, temos que ser BRASILEIROS!!! Sim, pois a Europa já não possui esse tipo de coisa absurda. É verdade que muitas vezes me pego comprando aos sabados e domingos coisas que não consigo comprar no dia-a-dia, mas preciso melhorar minha organização pessoal e daí, poder fazer minhas compras necessárias a mim e minha família, nos dias úteis. Várias são as capitais e cidades europeias que já não se fala mais desse tipo de compra há muito tempo, mas não precisamos copiá-los e sim sermos um povo que se preocupe com nosso bem estar - BEM ESTAR DE TODOS e não de poucos...
Abcs.