Páginas

1.3.11

CORRESPONDENTES "BANCÁRIOS" - Lotéricas são as mais procuradas

(SERIA ESSA A BATALHA FINAL NA EXISTÊNCIA DE UMA CATEGORIA PROFISSIONAL?)

Brasil, Terça-feira, 01 de Março de 2011
Por INFOMONEY 28/02/2011 08h23

Os correspondentes bancários mais procurados para pagar contas em geral são as casas lotéricas, conforme aponta a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Fractal.

De acordo com o levantamento, quando se trata de pagar contas em correspondentes bancários, 91,7% das contas de telefone, por exemplo, são pagas em lotéricas, enquanto 5,2% são pagas em correios, 5,1%, em farmácias e 5%, em supermercados. Já 91,4% das contas de água e 91,1% de luz são pagas em lotéricas.

No entanto, a conta mais paga em lotéricas é a de condomínio (93,7%), seguida por IPTU (92,4%), recarga de bilhete único (91,7%), conta de água (91,4%) e conta de luz (91,1%), como pode ser observado na tabela abaixo:

Contas pagas em correspondentes bancários

Despesas......... Casa Lotérica ....Correios ...Supermercados ..Farmácias

Condomínio .....93,7% .................2,1% .............5,3% .............-

IPTU ...............92,4% .................1,7% .............3,4% ............2,1%

Cta telef. fixo ...91,7% .................7,6% .............5,6% ............8,5%

Recarga bilhete único 91,7% ........3,1% .............3,5% ............3,1%

Conta de água .91,4% .................5,5% .............4,9% ............5,2%

Conta de luz ....91,1% .................5,2% .............5% ...............5,1%

Fonte: Instituto de Pesquisas Fractal


Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 8.722 pessoas, com renda individual mensal de R$ 250 a R$ 4 mil, em 35 cidades brasileiras.


Serviço aprovado

O levantamento ainda aponta que 97% dos brasileiros utilizam os correspondentes bancários até quatro vezes por semana. Além disso, o índice de satisfação dos usuários com os serviços dos agentes chega a 87,3%.

Entre os motivos que fazem com que os correspondentes sejam usados, 90,9% citaram à agilidade e velocidade na prestação de serviços. Logo em seguida vem a boa qualidade do atendimento ao usuário, com 83,5% das respostas.

Além disso, 72,3% dos respondentes disseram que usam os agentes devido ao horário de atendimento, que é superior ao dos bancos. Já 52,3% disseram que utilizam os correspondentes por serem mais próximos onde moram.

Segundo o estudo, os correspondentes bancários são uma alternativa de distribuição dos serviços capilarizados que representam uma política de bancarização inclusiva, com custos compatíveis ao risco e ao potencial de rentabilidade desse mercado.

"Os grandes bancos viram nos correspondentes a oportunidade de oferecer serviços de melhor qualidade às populações carentes, com a redução do tempo de espera em filas, facilitando, inicialmente, seus pagamentos e recebimentos", explicou o diretor presidente da Fractal, Calso Grisi.


Fonte: Correio do Estado


COMENTÁRIO:
ESSA QUESTÃO DA "BANCARIZAÇÃO" DA GRANDE MASSA DO POVO BRASILEIRO ÀS CUSTAS DA DESTRUIÇÃO DE UMA CATEGORIA PROFISSIONAL COM MAIS DE UM SÉCULO DE LUTAS E CONQUISTAS DE DIREITOS COLETIVOS EM BENEFÍCIO DE MEIA DÚZIA DE BANQUEIROS É O MAIOR DESAFIO DE NOSSA EXISTÊNCIA ENQUANTO BANCÁRIOS.

ATÉ QUANDO EXISTIREMOS ENQUANTO CATEGORIA??

O PIOR É QUE AO INVÉS DE FOCARMOS ESSA BATALHA, VIVEMOS DAS BATALHINHAS DIÁRIAS DE DISPUTA DE PODER ENTRE NÓS MESMOS DO MOVIMENTO SINDICAL BANCÁRIO...

Nenhum comentário: