Páginas

9.3.11

BB 2.0 cria insegurança entre funcionários (Seeb SP)

Perda de vagas será acompanhada pelo Sindicato que buscará negociar com banco manutenção das comissões


--------------------------------------------------------------------------------

São Paulo – O Banco do Brasil colocou novamente os funcionários em estado de alerta com a divulgação, na semana anterior à do Carnaval, de uma nova revisão do número de cargos nas agências, programa chamado de BB 2.0. Com as medidas, parte das agências perde postos de comissionados, caixas e escriturários, enquanto outras ganham. O Sindicato vai lutar para que nenhum trabalhador seja prejudicado.


A medida, criticam os dirigentes sindicais, aprofunda a atuação do BB apenas como banco de mercado, que cobra metas individuais e aplica o assédio moral institucionalizado para atingir metas abusivas e lucros exorbitantes, descuidando-se, portanto, de seu papel como banco público.


Nesse modelo, de banco de mercado, os clientes de menor renda têm dificultado o acesso ao atendimento nas agências e são empurrados para os correspondentes bancários, numa tentativa do BB de precarizar os empregos e os salários dos trabalhadores. Já os clientes de maior renda viram alvo constante para a venda de produtos que nem sempre desejam, e os funcionários são obrigados a insistir até a exaustão para fechar negócios.


Segundo as informações divulgadas pelo banco, os gerentes gerais vão indicar os comissionados, escriturários e caixas que serão considerados excedentes. Esses trabalhadores terão de concorrer para o mesmo cargo ou um cargo inferior em outras agências e caso não obtenham recolocação serão incluídos no “esmolão”, apelido dado ao pagamento do Valor em Caráter Pessoal a descomissionados, que garante durante quatro meses o valor do salário com a comissão.


“Os funcionários não podem admitir que colegas sejam perseguidos e devem denunciar os casos ao Sindicato. Não vamos aceitar que alguns gerentes e superintendentes aproveitem para descomissionar bancários por motivos pessoais e vamos reivindicar que o banco garanta o respeito aos trabalhadores com a manutenção das funções”, diz Ernesto Izumi, diretor do Sindicato e funcionário do BB.


Mais problemas – Os funcionários também enfrentam problemas nos casos de permuta entre agências e nas agências Estilo. Na permuta, o Sindicato confirmou a denúncia de que há casos de gerentes pressionando comissionados a realizarem transferência para outras agências. A opção deve ser individual e voluntária, além de garantir pontuação extra no sistema de concorrência a cargos da empresa.


Nas agências Estilo ainda há auxiliares administrativos que perderam suas funções e não conseguiram novas colocações.


“Vamos cobrar o banco sobre essas duas situações e realizaremos manifestações se a direção do BB não se reposicionar”, avisa Ernesto.


Fonte: Seeb SP - Redação - 09/03/2011

Nenhum comentário: