Páginas

8.2.11

Ranking do BB é assédio moral

Sindicato reivindica que direção do banco não exponha seus trabalhadores



São Paulo – O verde está bom, o amarelo está na média e o vermelho aponta fraco desempenho. Essas sinalizações estão sendo utilizadas pelo Banco do Brasil para medir o cumprimento de metas das agências, uma espécie de ranking disponibilizado no sistema interno da empresa para que todos os trabalhadores tenham acesso.


“Esse tipo de exposição é assédio moral. Os funcionários das unidades, principalmente com avaliação baixa, se sentem constrangidos com a divulgação. Uma política que apenas contribui para aumentar a tensão no ambiente de trabalho”, destaca a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.

Outro problema apontado pelos trabalhadores é que o ranking também estimula uma maior concorrência. “É grande a possibilidade de um funcionário de uma agência buscar a clientela de uma outra que, na ótica do BB, está com desempenho baixo. Uma disputa que nada contribui para o crescimento da empresa e que apenas prejudica os bancários”, afirma Raquel.

De acordo com denúncias, há agência no interior do Estado em que o ranking é fixado onde todos possam ver, inclusive clientes.

“O BB assinou cláusula em acordo que instala o Comitê de Ética para diminuir os conflitos nos locais de trabalho. No entanto, se mantiver uma política como essa, que alimenta o assédio moral, corre o risco de o Comitê não funcionar”, diz Raquel, alertando os bancários a denunciar se sentirem-se prejudicados. “Vamos combater o assédio moral até que ele deixe de existir”.


Fonte: Seeb SP - Jair Rosa - 07/02/2011

Nenhum comentário: