Páginas

2.12.10

Ouvidoria interna do BB é a porta de entrada das denúncias de assédio moral

02/12/2010 - Seeb DF

Os bancários do Banco do Brasil vítimas de assédio moral ganharam um novo instrumento de combate ao mal: o comitê de ética. Instalado em agosto, o grupo, que conta com a participação de dois funcionários eleitos na base (titular e suplente), vai julgar os casos de assédio moral no banco.

Os Sindicatos lembram que a ouvidoria interna do BB é a porta de entrada das denúncias de assédio moral. O comitê de ética de cada Estado só vai analisar os casos que receber da ouvidoria.

O diretor do Sindicato de Brasília e funcionário do BB Wadson Boaventura observa que “Em paralelo à denúncia formalizada no comitê, via ouvidoria, orientamos que as vítimas também informem aos Sindicatos sobre as irregularidades no seu ambiente de trabalho. Assim, poderemos cobrar e acompanhar caso a caso”.

Para formalizar uma queixa, basta escrever um e-mail para ouvidoriainterna@bb.com.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ou telefonar para o número 3310-4888.


Importante vitória


Os comitês de ética, cuja criação está prevista no acordo coletivo, terão a missão de julgar os casos de assédio moral e outros desvios de conduta no BB. De 25 a 27 de agosto foram realizadas as primeiras eleições para os comitês em todos os estados da federação e os candidatos eleitos (titular e suplente) foram eleitos para um mandato de dois anos.


A implantação dos comitês de ética em todo o país não é uma benesse do BB. É resultado da incansável persistência do movimento sindical, há quase uma década, para que a estatal e outros bancos do sistema financeiro nacional coíbam o assédio moral nos locais de trabalho. “Não basta criar o comitê de ética. É importante que funcione de verdade e julgue os casos com total imparcialidade. Para tanto, os sindicatos deverão acompanhar de perto todos os processos”, afirma Eduardo Araújo, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Fonte: com informações do Seeb DF

Nenhum comentário: