Páginas

7.10.10

Vejamos o que o BB está "prometendo" apresentar (2)


Boletim Pessoal 33 - Negociação (Carlos Neri, Diretor do BB)

"Colega

O Banco do Brasil continua trabalhando com afinco no sentido de encontrar a solução para o impasse gerado. É importante salientar que temos mantido, Empresa e representação sindical, a necessária sobriedade que deve caracterizar esses momentos dentro do estado democrático de direito.

Como já dissemos antes, é necessário acordar primeiro a proposta global, para todos os bancários, e depois as específicas de cada Banco. É desta forma que é conduzida a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT, construída em mesa única pela Fenaban e pela representação sindical da categoria profissional. A minuta de reivindicações, inclusive, nos é entregue pelas entidades sindicais como aditivo à CCT (contrato base ao qual estão submetidos todos os trabalhadores bancários). Temos de, necessariamente, seguir este rito.

Mesmo assim, estamos trabalhando paralelamente a proposta específica do BB, que se somará à geral. Ela contemplará aspectos do plano de cargos e remuneração, como piso e progressão por mérito; processos relativos a descomissionamento; e questões afetas aos funcionários egressos do BNC, como a gratificação variável que recebiam anualmente e o VCPI. Deste modo, vamos manter e avançar no que temos de diferente e acima da Convenção.

Temos negociado dentro da Fenaban, em mesas específicas com as duas confederações – Contraf e Contec – e junto aos órgãos de controle do Estado. Tem sido um esforço necessário, e temos a certeza que ele nos levará a bom termo.

Nossa atuação nos últimos anos demonstra, na prática, a importância e o empenho do Banco do Brasil nas negociações específicas. De 2003 para cá, já corrigimos o salário inicial em 57,55%, enquanto que o restante da categoria, no mesmo período, obteve reajuste acumulado de 52,91%. Vários benefícios obtidos pelo funcionalismo do BB, já amplamente divulgados, foram construídos nesta instância. Os Comitês de Ética são um exemplo disso.

Por fim, entendemos que o importante é manter, e reafirmamos que temos mantido, a postura de diálogo, respeito, e, sobretudo a honesta vontade de construir.

Carlos Eduardo Leal Neri
Diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas "


-----------------------

COMENTÁRIO DO BLOG: todas, todas as conquistas citadas e outras como PLR, itens de Isonomia, reestruturação da Cassi etc foram conquistadas com GREVE! Todas!

Aliás, outras questões foram apresentadas pelo BB após acordos feitos em instâncias como Ministério Público do Trabalho e afins, pois o banco não quis discutir em mesa como, por exemplo, a implantação do Sesmt. Até a aceitação de implantar os Comitês de Ética (que deve ser paritário e não é) já havia passado por discussão em instâncias externas por denúncias sofridas pelo BB.
------------------------

William Mendes


Fonte: portal de negociação coletiva do BB

Nenhum comentário: