Páginas

21.10.10

Plenária dos funcionários do BB debate superávit da Previ (no Sindicato em BH)



Os bancários do Banco do Brasil participaram ontem, 19 de outubro de uma plenária para discussão e esclarecimentos sobre o superávit do Plano 1 da Previ e as negociações com o BB sobre o tema. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos da Previ, com o apoio do Sindicato e com a presença do diretor de Seguridade eleito da Previ José Ricardo Sasseron.

Participaram do evento mais de 120 bancários de Belo Horizonte, entre o pessoal da ativa e aposentados, que puderam fazer perguntas e aprofundar as discussões sobre as propostas de revisão do Plano 1 da Previ e sobre as formas possíveis de utilização da reserva excedente.

Para Wagner Nascimento, diretor do Sindicato, é extremamente importante a participação dos bancários nesses debates, sendo essa uma das formas de pressionar a direção do Banco do Brasil para um desfecho positivo das negociações, de forma a contemplar bancários da ativa, aposentados e pensionistas. “A presença do Sasseron foi muito importante para que os funcionários pudessem tomar conhecimento dos reais números da Previ e as formas possíveis de utilização daqueles recursos”, afirmou. Também participaram do evento os diretores do sindicato José Adriano, Márcio Chaves e Matheus Coelho, da Fetraf-MG.

Ainda sem solução, negociações do superávit da Previ continuam com o BB

A Contraf-CUT, os dirigentes eleitos da Previ e outras entidades do funcionalismo do Banco do Brasil mantiveram nova reunião com a direção do BB nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, para discutir a destinação do superávit do Plano 1 do fundo de pensão. As negociações não avançaram e, antes que seja marcada nova rodada, será realizada reunião conjunta na próxima semana com a Superintendência da Previdência Complementar (Previc).


Os associados da ativa e aposentados da Previ foram representados pelos dirigentes e conselheiros deliberativos eleitos do fundo, pela Contraf-CUT, Comissão de Empresa, Anabb, Aafbb, Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do BB, Afabb-SP e Afabb-RS.

A diretoria de Seguridade da Previ apresentou cálculos dimensionando o valor do superávit do fundo, a Reserva Especial que pode ser utilizada para revisão do plano e os custos de várias das propostas de melhorias de benefícios listadas pelos representantes do funcionalismo. "As entidades e os dirigentes eleitos reafirmaram sua posição de que a maior parte da reserva especial deve ser revertida em melhoria de benefícios e que é imprescindível, nessa negociação, resolver outras questões pendentes como o fim do voto de minerva, a volta da diretoria de Participações para os associados e a volta dos direitos do Corpo Social", informa José Ricardo Sasseron, diretor eleito de Seguridade da Previ.

Os representes do funcionalismo apresentaram ainda proposta de fazer eventuais revisões no plano de benefícios antes de discutir a destinação do superávit. O Banco do Brasil reafirmou entender que a metade do superávit do Plano 1 deve ser destinada a ele, com base na Resolução 26 do Conselho Gestor da Previdência Complementar (CGPC 26). Será agendada para a próxima semana reunião conjunta com a Previc para debater o assunto, e nova reunião será agendada com o BB posteriormente.

Fonte: Sind. Bancários BH e região

COMENTÁRIO: MUITO BOA A INICIATIVA DOS COMPANHEIROS DE BELO HORIZONTE EM FAZER PLENÁRIA E ENVOLVER OS BANCÁRIOS DO BB NO DEBATE QUE ESTAMOS FAZENDO COM O BB.


3 comentários:

Unknown disse...

Caro Wiliam,

"Gostaría de sugerir nas negociações do superávit previ, a possibilidade quando da conversão em espécie de licença prêmio, abonos, férias e folgas, que os valores passem a fazer parte no salário de participação,elevando o teto do mesmo ".

Grato e contamos com a sua colaboração

Thompson E.Pinto

Unknown disse...

Sr. Wiliam

"Gostaría de sugerir nas negociações do superávit previ, a possibilidade quando da conversão em espécie de licença prêmio, abonos, férias e folgas, que os valores passem a fazer parte no salário de participação,elevando o teto do mesmo ".

Leila

William Mendes disse...

Olá colegas! Vou levar o tema para uma reunião que tenho amanhã sobre o debate do superávit do plano 1 da Previ. Aproveito o pessoal presente para discutir o tema, ou pelo menos perguntar sobre possíveis dificuldades. Abraços,