Páginas

6.9.10

O que diz o BB sobre a negociação ocorrida entre ele e a Contraf-CUT

BB e Contraf/CUT se reúnem para debater cláusulas específicas

(matéria de 03/09/10)

O Banco do Brasil fez ontem, 02, a primeira reunião com representantes da Contraf/CUT para debater as questões específicas relativas ao Acordo Coletivo 2010/2011. Na pauta, estava a definição do calendário de reuniões entre as instituições e a discussão de ações relacionadas à saúde, segurança e condições de trabalho.



Na abertura do encontro, o diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas Carlos Néri assinou, em conjunto com os dirigentes sindicais, o aditivo de prorrogação das cláusulas do Acordo 2009/2010. Desta forma, elas continuarão vigentes até 30 de setembro, ficando o Banco atento para a necessidade de nova prorrogação.


Em relação ao calendário de encontros, ficou definido que as próximas reuniões com a Contraf/CUT serão nos dias 17 e 21 de setembro. “Este intervalo é importante, porque vai permitir que a gente estude as questões e levante os dados necessários para auxiliar na discussão e na construção de propostas que atendam às reivindicações”, afirmou o negociador do BB, José Roberto Mendes do Amaral.


Foram discutidas, também, as cláusulas específicas referentes à saúde, segurança e condições de trabalho. Os representantes da Contraf/CUT apresentaram algumas reivindicações, como a manutenção do PAS, mesmo após a implantação do plano odontológico, questões acerca de licenças e afastamentos, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), EPS (Exame Periódico de Saúde), Ouvidoria Interna, Gestão da Ética, e a criação de programas voltados à saúde mental.


Na oportunidade, além de apresentar as ações que têm desenvolvido nesta área, como a reestruturação do Sesmt, o Banco também pode esclarecer algumas práticas já adotadas, como a retirada das travas, em casos excepcionais, que impedem a transferência para outra localidade em função da saúde do funcionário ou de dependente.


Durante o encontro, José Roberto ressaltou ainda o interesse da Empresa em desenvolver um processo de comunicação transparente, facilitando o acesso dos funcionários às informações. “Neste ano, nosso site da Negociação Coletiva vai estar exclusivamente na Internet. Queremos que os funcionários tenham todas as informações em mãos, para que possam fazer o seu juízo de valor e tomar, sem interferências de ninguém, a melhor decisão”.
 
Fonte: site do BB para negociação coletiva

Nenhum comentário: