Páginas

18.7.10

Sexta, 23 de julho (12ª Conf. Nac. dos Bancários)


12ª Conferência Nacional dos Bancários define minuta da campanha salarial 2010

Temas da pauta são emprego, remuneração, saúde do trabalhador, segurança bancária e sistema financeiro nacional. Um total de 692 delegados do país inteiro participa do evento


Começa nesta sexta-feira, dia 23 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), a 12ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, com a realização de painéis, abertura solene, análise de conjuntura, trabalho em grupos e plenárias, para debater temas como emprego, remuneração, saúde do trabalhador, segurança bancária e Sistema Financeiro Nacional. Dois são os objetivos: promover uma discussão democrática e a mais ampla possível com os bancários e estreitar a unidade nacional da categoria bancária.

O evento acontece no Windsor Barra Hotel e se estende até domingo, dia 25 de julho, cabendo-lhe definir os eixos, o plano de lutas, o calendário de mobilização e a pauta de reivindicações da categoria bancária para a campanha salarial 2010, que envolve trabalhadores das instituições financeiras públicas e privadas. Essa conferência está sendo organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). A data-base dos bancários é 1º de setembro.

A abertura solene da 12ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro está marcada para a noite desta sexta-feira (23 de julho), às 18h30. O ato de abertura será conduzido por Carlos Cordeiro, presidente da Contraf/CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, para quem essa “conferência nacional coroa um processo democrático de participação dos bancários, que passou pelas consultas, por assembleias em sindicatos e pelas conferências estaduais e regionais”.

A estimativa é de que a 12ª Conferência Nacional da Contraf/CUT reúna 692 delegados de todo o país, eleitos em conferências regionais ou congressos estaduais, além de observadores inscritos e profissionais de imprensa. O portal da Contraf/CUT (www.contrafcut.org.br) transmitirá ao vivo os principais momentos do evento, por meio da webtv, com cobertura online.

O debate sobre conjuntura política e econômica será seguido da apresentação da pesquisa nacional realizada pela Contraf/CUT. Os painéis previstos são os seguintes: Emprego (Ângela Maria Carneiro Araújo – professora de Ciências Sociais da Unicamp e Miguel Huertas – economista da subseção Dieese na Contraf/CUT), Remuneração e previdência (Sérgio Mendonça – técnico responsável pela Pesquisa do Emprego e Desemprego em São Paulo/Dieese, Murilo Barella – secretário de Políticas da Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social e José Carlos Alonso – diretor de Benefícios da Funcef), Sistema Financeiro Nacional (Carlos Eduardo Carvalho – professor de Economia da PUC/SP e Ana Carolina Tosetti D’Avanço – economista da subseção Dieese do Sindicato dos Bancários de São Paulo) e Saúde do Trabalhador e Segurança Bancária (Ana Magnólia Mendes – professora de Psicologia Social e Trabalho na Universidade de Brasília/UnB).

Os debates dos painéis estão previstos para o dia 23 de julho, das 9 às 17 horas. Nesse dia, o período das 17 às 18 horas, será dedicado ao regimento interno. Depois, a partir das 18h30, haverá o ato de abertura solene.

No sábado, dia 24 de julho, das 9 às 13 horas, os delegados da 12ª Conferência Nacional da Contraf/CUT participam do debate sobre conjuntura política e econômica, seguida de apresentação de uma pesquisa nacional. No horário das 14h30 às 18h, os trabalhos em grupo serão em torno dos temas Emprego (Grupo 1 – Azul), Remuneração e Previdência (Grupo 2 – Laranja), Saúde do Trabalhador e Segurança Bancária (Grupo 3 – Verde) e Sistema Financeiro Nacional (Grupo 4 – Vermelho).

A programação para os três dias da 12ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro termina no domingo, dia 25 de julho, com os encaminhamentos dos grupos e discussão e aprovação da estratégia, eixos, plano de lutas/calendário, mobilização e da pauta de reivindicações da campanha salarial 2010. Nessa plenária geral e final, que acontece das 9 às 13 horas, também será realizada a eleição do Comando Nacional dos Bancários, seguida de debate e votação de moções.

Fonte: Contraf-CUT e Fenae

------------------------------------------------

Post Scriptum (13/6/18):

Foto de companheiros após os trabalhos na Conferência. Foi publicada por Wanderley.

Confraternização após debates na 12ª Conferência Nacional.

Nenhum comentário: