Páginas

30.7.07

Segunda, 30 de julho (9ª Conferência Nacional 2007, Bancos Públicos)


Na parte da tarde estarei no Congresso dos bancários do BB.

----------------------------------------------

Post Scriptum:

(Reprodução de matéria da Contraf-CUT)


10/8/07

Bancários entregam a minuta de reivindicações para a Fenaban

(São Paulo) Os bancários entregaram para a Fenaban nesta sexta-feira, dia 10, a minuta com as reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2007. 


A pauta foi recebida pelo presidente da Fenaban, Fábio Barbosa. Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT, destacou para os representantes dos bancos que as reivindicações contidas na minuta são importantes para a categoria e totalmente plausíveis. "Com os lucros que os bancos têm conseguido, batendo recordes ano após ano, o mínimo que podem fazer é valorizar seus trabalhadores", analisou. 

Fábio Barbosa declarou que a minuta será analisada e valorizou o papel do processo de negociação para chegar a um resultado positivo para todas as partes envolvidas. 

A pauta dos trabalhadores foi definida no final do mês passado, durante a 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. 

Entre as principais reivindicações econômicas estão o reajuste de 10,3%, que prevê aumento real de salários de 5,5%, e criação de um piso salarial para todos os bancários de R$ 1.628,24 (salário mínimo definido pelo Dieese para que o trabalhador tenha atendidas suas necessidades básicas), além de Plano de Cargos e Salários em todos os bancos. 

Os bancários também querem uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de dois salários, mais uma parcela fixa de R$ 3.500, distribuída de forma linear para todos. 

Uma novidade na minuta de reivindicações é a proposta dos bancários de contratação de remuneração variável nos acordos coletivos da categoria. 

Além do reajuste salarial, os bancários também querem uma remuneração complementar de 10% do total das vendas de produtos feitas em cada unidade, distribuído de forma linear para todos os empregados da unidade, creditados mensalmente como verba salarial, incidindo sobre FGTS, 13º, férias e descontos previdenciários. 

Na mesma linha, outro item que consta na minuta é a remuneração complementar sobre receita de prestação de serviços para todos os bancários. O benefício reivindicado é de 5% da arrecadação com prestação de serviços distribuídos trimestralmente de forma linear a todos os bancários de cada instituição, inclusive aos afastados por licença-saúde. 

"Estamos começando a Campanha Nacional com força e, principalmente, unidade. Tanto que estamos trabalhando para que tenhamos uma mesa única, inclusive com os companheiros da UGT", frisou Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT. "Nosso lado precisa estar unido, porque os banqueiros com certeza estarão", conclui. 

Na mesma linha, o Comando foi ampliado para agregar mais forças representativas da categoria. 

Principais temas da Campanha 2007 

* Garantia de Emprego - Convenção 158 da OIT * Fim do assédio moral/organizacional * Fim das metas abusivas * PLR maior * Isonomia de Direitos entre novos e antigos bem como com afastados e licenciados * Plano de Cargos e Salários para todos os bancos * Piso do Dieese para a categoria * Igualdade de Oportunidades * Defesa e fortalecimento dos bancos públicos * Redução dos juros e tarifas e ampliação do crédito produtivo 

Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: